O melhor dos discos em um dia comemorativo.
Abril é um mês repleto de feriados e como de costume, quando não vou viajar, procuro pelos eventos que vão rolar em São Paulo durante os tão merecidos dias de folga. A título de curiosidade tenho optado pelos eventos gratuitos, que tem se mostrado mais interessantes e relevantes do que muito evento pago (e caro), na capital paulista. É a prova de que bons eventos e bons passeios não se medem pelo custo deles, muito pelo contrário, nunca subestime um evento com entrada franca, valorize!
Fiquei sabendo que rolaria no MIS (Museu da Imagem e do Som), uma feira de discos. Pra quem não me conhece, eu sou apaixonada por música e ela está presente fortemente no meu cotidiano. Até então não conhecia o Record Store Day, que já ha alguns anos e é o dia mundial de celebrar as lojas de discos independentes. Fãs de música, artistas e centenas de lojistas se juntam para celebrar a cultura dos discos (LPs), com lançamentos exclusivos, edições especiais, shows, palestras e workshop.

Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante

Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante
Me senti literalmente no ‘paraíso’ dos discos! A feira tinha vinil para todos os gostos entre estilos e épocas. Vasto material nacional e internacional, além da oportunidade de proporcionar ao visitante poder levar sua faixa autoral e gravá-la na hora em um disco compacto confeccionado pelo estúdio Vinyl Lab.
Durante todo o dia a programação do MIS foi dedicada aos discos. Palestras com colecionadores, com selos e gravadoras fizeram parte do evento e disputaram a atenção dos visitantes. Oficinas de DJs e um bate papo sobre vinhos e vinil também fizeram parte da ‘festa’. A minha segunda parte favorita do evento, depois dos discos, foi a comida! Tenho um certo amor por food truck e o da vez foi o Bigorna, cuja a especialidade é hambúrguer.

Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante

Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante
E voltando aos discos quando eu disse que lá se encontrava de tudo, eu não estava mentindo. Eram cerca de 80 expositores no estacionamento do MIS, vendendo desde discos de R$1,99 a discos lacrados, além de edições exclusivas e lançamentos. Desde as trilhas sonoras mais antigas da televisão, sucessos de infância, até itens que certamente farão parte de coleções atuais, eu encontrei. Até o vinil com a trilha sonora do Rouge One (Star Wars), tinha e era o único por lá. Não sei se alguém levou pra casa, mas eu fiquei com vontade viu?

Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante

Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante

Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante
Apesar da chuva que acabou ‘chegando de surpresa’, o som do evento ficou por conta das bandas Autoramas (RJ) e Mundo Alto (SP). A discotecagem que compôs o som ambiente, variou entre os etilos musicais e foi feita totalmente utilizando discos.

Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante
O Record Store Day acontece por todo o mundo e vem crescendo cada vez mais aqui no Brasil. É um dia onde todos são bem vindos, os colecionadores, os apaixonados por música, os curiosos e por ai vai. A ideia é expandir cada vez mais a edição brasileira e trazer ainda mais lançamentos de discos, já que a cultura do vinil passou a fazer parte novamente da nossa ‘vida musical’.